.share-button {display: inline-block;}

Carijo, o filme

15 abril, 2014

XIX Sessão Bodoqe: lançamento do filme Carijo

Depois das sessões em Panambi, Giruá e São Miguel das Missões - e de uma pré-estreia informal - chegou a vez de uma exibição de lançamento em Porto Alegre. Hoje, 15 de abril, às 19:30, no Comitê Latino-Americano (rua Vieira de Castro, 133), na XIX Sessão Bodoqe de Cinema.

Um filme que conta uma outra parte da história do Rio Grande do Sul, menos densa do que em O Grande Tambor, que tem o seu enfoque na história da contribuição do negro na construção da riqueza deste estado, Carijo traz à tona os desdobramentos e significados de uma ferramenta que serve à produção artesanal da erva-mate - eleita oficialmente como a bebida símbolo do Rio Grande do Sul -, herança cultural indígena, principalmente Guarani. O projeto contempla, para além do documentário de 55 minutos, um livro de autoria do biólogo Moisés da Luz, que aprofunda a questão do carijo como parte de um processo de resistência da agricultura camponesa, e uma cartilha, que ensina como montar um carijo e produzir um chimarrão bem gostoso, defumado e artesanal.

A distribuição deste material (750 kits) já está acontecendo de maneira planejada, com o lançamento digital na íntegra de todo este material marcado pra acontecer em meados de maio.
A distribuição deste material (750 kits) já está acontecendo de maneira planejada,
com o lançamento digital na íntegra de todo este material marcado pra acontecer em meados de maio.

Compareça!

Haverá degustação de chimarrão feito com erva de carijo quilombola, do Quilombo dos Correa, de Giruá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário