.share-button {display: inline-block;}

Carijo, o filme

Projeto Carijo - IPHAN

Carijo: Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação Artesanal da Erva-Mate

O consumo de erva-mate no Rio Grande do Sul e em outros estados que mantêm este costume provém de uma história ancestral há muito já deixada de lado pelo avançar da produção industrial que caracteriza o modelo econômico da sociedade moderna deste lado do mundo. Milhares de pessoas saboreiam o mate sem saber que este é um costume iniciado por índios e que contém, na sua produção artesanal, uma ritualística que vai desde a colheita das folhas até sua secagem e posterior moagem – tendo como uma das ferramentas básicas para a secagem a estrutura chamada CARIJO.


O que consiste o projeto:

– A realização de um filme documentário em longa-metragem sobre a metodologia de fabricação artesanal de erva-mate com o carijo, suas implicações, relações e desdobramentos deste conhecimento ancestral, utilizado atualmente por agricultores familiares no estado do Rio Grande do Sul. A circulação do filme permitirá a disseminação do conhecimento de uma prática, hoje, tradicional, carregada na própria história do Rio Grande do Sul, que remonta à época da dominação indígena no território. Hoje em dia, mesmo com o massivo consumo de chimarrão no estado, poucas são as pessoas que conhecem como se iniciou a história do chimarrão ou como a erva-mate era produzida até chegar na industrialização dos dias de hoje.

– Produção de um vídeo didático sobre a montagem de um carijo. Este é um material que, junto da cartilha, permitirá àqueles que tenham interesse montar um carijo tanto para produzir erva-mate artesanalmente para geração de trabalho e renda quanto para simplesmente desfrutar de um chimarrão feito em processos cheios de riquezas lúdica e histórica, além de, é claro, conseguir um sabor mais intenso do seu mate.

– Produção de trilha sonora original, com canções sobre a temática, de característica gaúcha, movimentando alguns artistas locais.

– Produção de uma cartilha com a descrição da história da produção da erva-mate e ilustrando uma didática detalhada da montagem de um carijo. Sua distribuição em conjunto com o filme e demais elementos do projeto vai permitir que as pessoas consigam montar um carijo tradicional em suas propriedades sem a necessidade de especialistas.

– Editoração de um livro sobre a temática, a partir de revisão bibliográfica e com base na dissertação de mestrado Carijos e Barbaquás no Rio Grande do Sul: Resistência Camponesa e Conservação Ambiental no Âmbito da Fabricação Artesanal de Erva-Mate, de autoria do biólogo Moisés da Luz, coordenador técnico e pesquisador deste projeto, que dá o lastro científico a todo o processo de trabalho.

Com as pesquisas e entrevistas a se desenvolverem, o projeto vai procurar, então, registrar e transmitir todo este conhecimento que envolve a produção artesanal da erva-mate, auxiliando, quem sabe, em um processo de consolidação de um conhecimento secular, histórico e que corre sério risco de se extinguir.

Equipe

De cima para baixo, da esquerda para a direita: Tiago Rodrigues, Moisés da Luz, Jefferson Pinheiro, Gustavo Türck, Daniel Henneman (acompanhamento), Marcelo Cougo, Têmis Nicolaidis e Rafael Göessel (trilha).

Coordenação Geral e Direção
Gustavo Türck

Assistência de Direção e Operação de Câmera
Tiago Rodrigues

Produção e still
Jefferson Pinheiro

Produção, estrutura do blog e Edição
Têmis Nicolaidis

Direção de Trilha
Marcelo Cougo

Coordenador Técnico e Pesquisa
Moisés da Luz

Identidade visual e arte Gráfica
Rafael Corrêa

Atualizações do blog
A equipe!

RESULTADO:
Clique no link a seguir para acessar e baixar todo o conteúdo do projeto.
http://coletivocatarse.com.br/home/carijo-conteudo-virtual-para-baixar/