.share-button {display: inline-block;}

Carijo, o filme

07 agosto, 2017

#roda carijo: dia 16 de julho - Encarramento do projeto - cancheamento, soque, distribuição erva mate e depoimento do CTG - relatório 3

Após uma longa noite de cuidado do fogo, a manhã chega trazendo uma erva mate verdinha, suave e saborosa deste encontro de integração cultural gerado pela própria erva mate e pelo trabalho de produção de meses em torno das vivências do #rodacarijo, que se encerrou no dia 16 de julho em Porto Alegre. 
Agradecemos ao financiamento da SEDACTEL e a todos os parceiros do projeto: ao CTG Estância da Azenha, Rei do Mate, EPTC, equipe de cultura SMC, Eduardo Verá, equipe de produção e apoio, aos artistas da Ronda Cultural, público e tantos outros que estiveram presentes e participantes.  
Roda Carijo encerrou suas atividades realizando circulação do filme nas cidades de Soledade, Ijuí e Porto Alegre para rede escolar, mais de 5.000 crianças, adolescentes e docentes que assistiram ao filme e conversaram sobre a herança guarani. Foram realizadas 03 carijadas, uma em cada cidade, em que esteve o #rodacarijo, produzindo erva mate de maneira artesanal e coletiva, ao molde de oficina aberta. 
A Carijada de Porto Alegre nos comprovou que um trabalho embasado em atividades formativas sobre nossas raízes culturais, que colocam em primeiro plano a cultura, o diálogo e o compartilhamento da informação, une a todos. Para nossa alegria como produtores culturais e comunicadores, tivemos de resultado uma verdadeira integração e intercâmbio cultural, entre grupos diversos em torno da erva mate. Seguem fotos e depoimento do CTG sobre o projeto:








Relato de Ricardo Santtos, do Departamento Cultural do CTG Estância da Azenha.

A importância deste projeto está justamente em dar foco ao reconhecimento da origem cultural indígena por parte de toda comunidade gaúcha. Mostrando uma genealogia que foi social e historicamente apagada, apoiando o resgate desta História e das estórias da cosmovisão tradicional.
O feitio artesanal,  a valorização de agricultores familiares, a importância da preservação da mata nativa de ervais e a busca por esta conscientização cultural estão também na base de princípios do projeto.
A roda da erva mate é por si só o símbolo do círculo, da união, da energia viva do movimento ideias e trocas, proporcionada pela planta sagrada de origem guarani.

Soque da erva por Eduardo Verá - guarani de Rio Grande.




Cacheamento



Distribuição de erva mate










Nenhum comentário:

Postar um comentário