.share-button {display: inline-block;}

Carijo, o filme

21 setembro, 2017

Projeto Carijo e Coletivo Catarse na 1ª Carijada da Independência em Soledade

Na primeira metade de setembro, o Coletivo Catarse esteve mais uma vez em Soledade, a 225 quilômetros de Porto Alegre, realizando a primeira Carijada da Independência - uma promoção do Gringo Velho com apoio da Prefeitura de Soledade, que cedeu os espaços do Parque Centenário Rui Ortiz.

A equipe do Coletivo fez toda a produção da carijada - o corte das madeiras para a estrutura do carijo, a montagem do carijo, o corte e a coleta da lenha para o sapeco e para a secagem da erva, a colheita da erva-mate, o sapeco e a carijada em si. Contando com apoio do Sr. Neldir Lando, buscou todo este material em duas viagens até a Linha Pinheiro, próximo à Vila Assis, em Fontoura Xavier, a 30 km de Soledade.

Esta foi a quarta carijada realizada pela Catarse no ano de 2017, a segunda em Soledade, as outras ocorreram em Porto Alegre e Ijuí. Desta feita, a equipe - auxiliada por membros da banda Barão e Os Vermelhos - conseguiu manter um manejo perfeito do fogo e considerou a melhor erva produzida no ano (cerca de 60kg em um carijo 2m x 2m x 1,30m).

O primeiro dia de movimentação para a montagem da estrutura do carijo, fomos até a Linha 3 Pinheiros buscar os eucaliptos verdes e parte da lenha. Uma serração pesada nos acompanhou em todos os 15 km de estrada de chão e durou toda a manhã. O local mescla paisagens bucólicas incríveis, com açudes e lagos margeados por capões de mata virgem, e lavouras de eucalipto. Observamos muitas araucárias no caminho.







O carijo (esteios e base da esteira de eucalipto verde, esteira de taquara verde - 2m x 2m x 1,30m) não ficou no melhor lugar possível disponível no parque, normalmente se montaria próximo a árvores, com possibilidade de sombra, mas pela natureza do evento, de exposição da função toda, optou-se por fazer próximo ao local de maior circulação de pessoas.


Os finais de tarde no parque em Soledade sempre foram muito bonitos. A cidade fica a uma altitude de cerca de 720m, com vários locais de altiplano, com vistas belíssimas e vários momentos para fotos.

 O segundo dia de ida à Linha 3 Pinheiros, para buscar o resto da lenha e colher a erva-mate foi completamente claro, sem neblina, que permitiu que entendêssemos um pouco mais da paisagem que estávamos visitando.


Com a chegada ao Parque no início da tarde, iniciou-se, então, as atividades de sapeco e encarijamento, entrando noite adentro e terminando somente depois de 16h de secagem completa.




Bem cedo, um mate.
Gringo Velho provando e aprovando a erva que já saía para um mate pelas 7h da manhã.


Cancheamento.

A atividade de moagem, com pilão e soque.


As fotos desta postagem foram retiradas com telefones celulares por Gustavo Türck, Marcelo Cougo e Billy Valdez. A seguir, uma galeria de fotos por Billy Valdez/Coletivo Catarse.

Carijada em Soledade (set 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário